Termina em : d h m s  |
Aproveita até 40% de desconto em produtos selecionados    |   Código: FERIAS22   |   De 04/07 a 30/09   |   APROVEITA JÁ
Estado de encomenda  |   Login  |   Registo

Dreambooks
Inspira-te com o

Blog Dreambooks

7 Dicas de como fotografar sorrisos naturais dos filhos 

7 DICAS DE COMO FOTOGRAFAR SORRISOS NATURAIS DOS FILHOS

Quantas vezes já tentaste arrancar sorrisos verdadeiros dos teus filhos no momento em que lhes estavas a tirar uma fotografia? Por vezes, isso é quase uma missão impossível e acaba por ser muito frustrante não conseguir obter fotografias genuínas e únicas de momentos em família.

Algumas crianças são muito irrequietas porque têm uma energia de outro mundo e ficam aborrecidas muito facilmente, enquanto que outras crianças têm vergonha de serem fotografadas e, por isso, não gostam de colaborar com os pais no momento que eles querem.

Assim, torna-se difícil capturar um sorriso verdadeiro e natural das crianças em fotografias. Para te ajudar deixamos à tua disposição um conjunto de dicas infalíveis para tirares as melhores fotografias dos teus filhos.

Descer ao nível das crianças

Descer ao nível das crianças

Evitar fotografar de cima para baixo é uma das melhores dicas que te podemos dar. O ideal é ficares à altura das crianças para as deixar mais à vontade e criar ligações mais próximas com elas.

Se fizeres isto já é meio caminho andado para conseguires arrancar sorrisos verdadeiros dos teus filhos e capturar fotografias mais naturais.

Fazer questões

Fazer questões

Quando se trata de crianças mais envergonhadas é mais difícil deixá-las à vontade no momento de tirar fotografias. Uma solução para tornar esse momento mais confortável é envolver as crianças com algumas perguntas sobre as coisas que mais gosta.

O ideal é fazer perguntas que os deixem à vontade e os façam esquecer da câmara. Assim, vais conseguir interagir com as crianças ao mesmo tempo que captas os seus sorrisos genuínos.

Evitar posições forçadas

Evitar posições forçadas

As fotografias mais espontâneas são as que proporcionam melhores recordações, pois refletem os sorrisos verdadeiros das crianças, sem filtros e sem esforço.

Por isso, deves evitar pedir às crianças para fazerem poses específicas porque isso vai resultar em fotografias comuns sem emoções fortes associadas.

O ideal é criar um ambiente de interação com as crianças, para gerar expressões faciais e corporais e capturar esses momentos especiais.

Dar algo às crianças para se entreterem

Dar algo às crianças para se entreterem

Todos nós sabemos que, de forma geral, as crianças mais novas são as mais difíceis de fotografar. Ou ainda não respondem bem às indicações dadas ou são irrequietas e tudo as aborrece. Nestas situações, distrair os filhos para tirar fotografias incríveis é uma excelente estratégia. 

Ou seja, se ofereceres alguma coisa às crianças, elas vão entreter-se mais facilmente e proporcionar-te algumas oportunidades para tirares as fotografias que tanto almejas.

Podes oferecer um brinquedo que faça alguns barulhos para chamar a sua atenção e gerar sorrisos e gargalhadas, ou então, podes oferecer um doce que será interpretado como uma recompensa para se portarem bem.

Sugerir jogos e desafios

Sugerir jogos e desafios

Uma excelente forma de obter sorrisos verdadeiros das crianças é sugerir atividades e mostrar interesse nas suas capacidades. Podes desafiá-las a dançar, saltar ou a desenhar a sua personagem preferida de desenhos animados.

Isto vai fazer com que as crianças se esqueçam da câmara e se debrucem nos desafios que lhes propuseram. Se estiverem focadas na diversão que advém dessas atividades, vais conseguir capturar sorrisos verdadeiros da forma mais natural e criativa possível.

Se tiveres interesse em saber quais jogos poderás sugerir, podes ver o nosso artigo “Os melhores jogos em família para jogar em casa”.

Pedir para não sorrir

Pedir para não sorrir

Pode parecer estranho dizer isto, mas as melhores fotografias acontecem quando pedes às crianças para não se rirem. Porquê? Quem já jogou o Jogo do Sério sabe que quando não se pode rir é quando mais vontade há de o fazer.

Por isso, acredita que quando pedires aos teus filhos para ficarem sérios, eles vão fazer exatamente o oposto: rir até não aguentarem mais!

Capturar a realidade

Capturar a realidade

Não há nada mais genuíno e natural do que capturar a realidade dos momentos que estão à frente dos nossos olhos. São esses momentos repletos de emoções que vão ser recordados com mais intensidade.

 Por isso, deixa as crianças serem crianças. Não insistas para tirarem fotografias nem forces a situação porque podes deixá-las aborrecidas. Uma boa fotografia precisa de autenticidade e não apenas de um cenário bonito.

Conclusão

Por vezes, capturar as fotografias que idealizas dos teus filhos não corre da forma como esperavas, mas acredita que mostrar insatisfação pela falta de cooperação não vai ajudar em absolutamente nada.

Claro que vai haver momentos em que terás de ser muito paciente até conseguires capturar uma fotografia realmente boa, mas o resultado final não tem preço. Esperamos que estas dicas te ajudem a arrancar sorrisos verdadeiros e naturais dos teus filhos.

Não te esqueças de criar um Álbum Digital com as tuas melhores fotografias para recordares mais tarde com a tua família e amigos.

Outros Artigos

3 Coisas que podes fazer com os desenhos dos teus filhos

Os melhores jogos em família para jogar em casa

O que os nossos clientes dizem sobre nós

A confiança dos nossos clientes nos nossos serviços

Para se inspirar, siga a gente nas redes sociais